InícioGaleriaFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 [TUTORIAL] Hiberne o computador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Alex 10
Rank de Postagens
Rank de Postagens
avatar

Número de Mensagens : 49
Idade : 21
Localização : Rio Grande do Sul
Profissão : Temporariamente sem serviço(desempregado(a)).
Data de inscrição : 07/11/2010

MensagemAssunto: [TUTORIAL] Hiberne o computador   Dom 07 Nov 2010, 13:03

Não é todo mundo que sabe disso, mas é possível colocar o Windows para “hibernar”. Ele salva o conteúdo da memória num arquivo e marca para inicializar especialmente baseado nesse arquivo. Desta forma ao ligar o PC a sessão é restaurada, todas as janelas e programas que estavam abertos quando você mandou o computador hibernar, permanecem abertos, como se você nem tivesse desligado o computador.

Pois bem... Outro dia ouvi num programa de rádio um cara falando que precisava abrir 100 janelas, e hibernava o computador para que, ao ligá-lo novamente, as 100 janelas já estivessem abertas. Economiza-se assim um bom tempo, pois até abrir 100 janelas... Às vezes uso umas 15, e já acho muito... He he he.

A dúvida dele era outra coisa, mas isso me fez pensar, pensar, pensar... E fazer uma experiência... Munido de um cronômetro (um relógio de pulso comum, desses de R$ 1,99 he he) e do PC, claro.

Eu estava usando o Windows 2000 Professional SP4 em dupla inicialização com o Windows XP Professional SP1. Sempre tive curiosidade em saber quanto tempo eles levavam para carregar no meu PC, mas nunca tinha medido. Meu computador é um bom e velho Pentium II 266 MHz, com 160 MB de RAM, e um HD de 10 Gb. Bem ultrapassado para o Windows XP, mas mesmo assim ele roda legal e muito mais rápido do que em várias máquinas que já cheguei a vê-lo, máquinas estas inclusive superiores a minha em termos de freqüência de processador.

Mas a hibernação... Eu vi que hibernando (mesmo sem nenhuma janela aberta) o sistema "desliga" mais rápido, e inicializa também. Os resultados numéricos foram surpreendentes. A inicialização foi MUITO mais rápida.

Na hibernação o conteúdo da memória RAM é salvo no HD, no arquivo "hiberfil.sys", e os arquivos de paginação são mantidos. No meu caso o arquivo de hibernação tem 160 MB, o tamanho correspondente à quantidade de memória RAM. Eu pensava que gravá-lo toda vez ao desligar seria um "sufoco" para o HD, mas a coisa se mostrou bem o contrário. O tempo de inicialização e desligamento foram bem menores com o computador hibernado. O acesso ao HD também, foi bem mais rápido e menos dados precisavam ser gravados ou lidos. Claro, desde que não haja alguma alteração de hardware, por exemplo, não vi problema nenhum em não inicializar pelo modo convencional. Se for necessário, basta reinicializar a máquina, ou desligar (e não hibernar) e ligar de novo.

Agora os números, veja bem o que estou falando. Começando pelo Windows 2000. No meu PC, com as configurações citadas mais acima, a inicialização normal dele levou 54 segundos. Refiro-me ao termo "inicialização normal" como sendo o ponto em que já se pode utilizar o computador, nisso incluem-se a digitação da senha e o carregamento do ambiente de trabalho. Digitei a senha o mais rápido que pude, considerando o normal como a digito. Veja, 54 segundos. Hibernei-o e liguei novamente. Após a digitação da senha o desktop já está pronto, não é carregado do zero, e os serviços não são "inicializados", são apenas carregados como estavam quando o PC foi hibernado. Resultado: 17 segundos. De 54 para 17. Um tempo bastante considerável.

O Windows XP me surpreendeu ainda mais, a inicialização normal dele levou 57 segundos (um pouco mais que o 2000), e a inicialização do modo hibernado, apenas 12 segundos. Ligar o PC, aguardar 12 segundos e ter o micro pronto para usar. Simplesmente fantástico!

Observações: 1. Contei o tempo de inicialização a partir do momento que o sistema operacional toma conta do computador, ou seja, inicializei a contagem APÓS o teste de inicialização da BIOS. 2. Ao hibernar, nenhuma janela estava aberta, e meu computador não faz parte de uma rede.

O tempo e a proporção de ganho dependerá do seu micro, dos seus programas, inclusive daqueles que se inicializam na bandeja do sistema... Quanto mais programas inicializando junto com o computador, mais tempo de processamento e quantidade de memória serão utilizados. Após "acordar da hibernação" o sistema fica pronto para uso até mais rápido, não é como na inicialização normal - onde mesmo depois de efetuar logon e carregar o desktop você ainda tem que esperar um pouco até poder clicar nos menus e abrir programas.

Está a fim de hibernar? Vá em Iniciar, Desligar, escolha Hibernar. Pronto, não é necessário configurar nada, e é só dessa vez. Depois você poderá desligar o PC normalmente. Basta ligá-lo, e surpreender-se (assim como eu) com o tempo de inicialização. Se o recurso de hibernação não estiver ativado no seu computador, vá às configurações de energia (Painel de Controle > Energia ou, Painel de controle > Desempenho e manutenção > Energia, no Windows XP). Na guia “Hibernação”, marque a opção que ativa a hibernação, dê Aplicar > OK, pronto. Nos sistemas mais recentes não é necessário nem mesmo reinicializar para ativar o suporte a hibernação. Após isso a opção deverá estar listada na caixa de diálogo de desligamento do computador.

Concluindo, é mais rápido e todos tem a ganhar - inclusive seu HD, que lê e grava um número menor de dados ao inicializar/desligar.

Você deve ter livre no disco espaço correspondente à quantidade de memória RAM instalada (geralmente na unidade onde o Windows estiver instalado). Se seu PC tem 256 MB de memória, por exemplo, serão usados 256 MB de espaço em disco para a hibernação.

Se você usa o Windows XP... E o modo de espera está ativado... Então segure SHIFT na tela de desligar o PC e clique sobre o botão “Em espera”, que ele se transformará no “Hibernar”.

Nota: em algumas máquinas não é possível ativar o suporte a hibernação. Depende do hardware, alguns computadores são incompatíveis com isso.

Cuidado: NÃO altere o conteúdo do HD enquanto o computador estiver hibernado. Se você tem outro sistema em dual boot, como um Linux, por exemplo, e gravar ou editar arquivos nas partições montadas pelo Windows enquanto ele estiver hibernado, poderá corromper arquivos do sistema e seus dados também.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
[TUTORIAL] Hiberne o computador
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tutorial como fazer Tinta para blindagem de guitarras e baixos
» Video-Tutorial: Gravação, mixagem e masterização
» Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas
» Tutorial de como fazer oba-oba
» Pintura de instrumentos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
WaveNet :: Downloads Em Geral :: Sistemas Operacionais-
Ir para: